09 mar 2022
06 mar 2022
1. Estrutura administrativo-pedagógica do curso de Letras Espanhol:
Na atualidade o Curso de Letras-Espanhol, vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras, conta com corpo docente formado por dez professores, mestres e doutores. Funciona no horário verspertino, das 14 horas às 18 horas, no Campus de Porto Velho, no Estado de Rondônia.
Durante a pandemia, o Curso de Letras-Espanhol funciona na modalidade do Ensino Remoto Emergencial, conforme as normas federais e conforme a normativa vigente da Universidade Federal de Rondônia.
2. Atos administrativos de criação do curso:
O Curso de Letras-Espanhol, campus de Porto Velho, tem sua origem no antigo curso de Letras, criado em 1983, que oferecia habilitação dupla: Português-Inglês. Através da Resolução 066/CONSEPE de 18 de abril de 1991, a licenciatura dupla é extinta e o curso de Letras passa a contar com duas habilitações distintas: “habilitação A” - Língua Portuguesa e suas literaturas e “habilitação B” - Língua Inglesa e suas literaturas.
Em 1995, em decorrência de motivações políticas e econômicas provenientes do MERCOSUL e pela proximidade com as fronteiras de países de língua espanhola, é aprovado o projeto de implantação de habilitação em Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana nos Cursos de Letras da UNIR, por meio da resolução nº157/CONSEPE.
Em 1999, com a resolução nº 323/CONSEPE, há a divisão do Departamento de Letras em Departamento de Línguas Vernáculas e Departamento de Línguas Estrangeiras. Este último com dois cursos: Letras-Inglês e Letras-Espanhol.
3. Avaliação in loco do MEC, conceito e renovação do reconhecimento do curso:
Em 2015, o curso de Letras Espanhol teve, para fins de reconhecimento, as suas condições de oferta avaliadas por uma Comissão do MEC/INEP. Esta emitira parecer favorável ao reconhecimento e continuidade do curso, qualificando-o com o conceito três (3). Houve, porém, uma ressalva: para que o reconhecimento fosse efetivado, o Curso de Letras Espanhol deveria corrigir as deficiências apresentadas no prazo de um ano, principalmente as relativas à estrutura logística. Ao final desse prazo, seria de novo avaliado por uma comissão do MEC.
Desde então, a superação de tais deficiências foi o principal objetivo do corpo docente, o qual não mediu esforços para melhorar as condições de oferta do curso, seja capacitando-se, seja buscando parcerias com outros cursos, seja consolidando os trabalhos nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de garantir uma formação atualizada, ética, comprometida com o desenvolvimento educacional e profissional do aluno.
Na segunda avaliação do MEC, o curso logrou, como resultado do esforço coletivo acima referido, uma excelente nota, tendo a renovação do reconhecimento para funcionar assegurada. Abaixo, o link da avaliação in loco do MEC:
2017_Letras Espanhol_NCH_(Avaliacao MEC) 20.08.2017 a 23.08.2017
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